terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fundamentos da Anatomia Veterinária

Anatomia significa etimologicamente cortar em partes, significa separação ou desassociação  de partes do corpo. O estudo da anatomia pode ser dividido em anatomia descritiva ou sistemática, topográfica ou regional e anatomia aplicada.
 Na anatomia sistemática o corpo é visto como constituído de sistemas de órgãos ou aparelhos que são semelhantes em origem e estrutura e estão associados na realização de certas funções. Pode ser dividida em:
  • Osteologia - descrição do esqueleto 
  • Sindesmologia ou artrologia - descrição das junturas 
  • Miologia- descrição dos músculos
  • Esplancnologia - descrição das vísceras (aparelho digestivo, respiratório, urogenital, o peritônio e glândulas endócrinas)
  • Angiologia - descrição dos órgãos da circulação 
  • Neurologia - descrição do sistema nervoso 
  • Órgãos dos sentidos 
  • Tegumento comum

Já na anatomia topográfica foca numa determinada região do corpo para o estudo rigoroso desta, sendo necessário o conhecimento bem sedimentado da anatomia sistemática.
A anatomia aplicada é aquela usada para análise de radiografia, cirurgia e reprodução.

Temos a divisão do corpo dos animais em cabeça, tronco (tórax, abdómen e pelve) e membros (torácicos e pélvicos).

Posição anatómica: o animal deve estar em pé, com os quatro membros apoiados ao solo, com o pescoço formando um ângulo de 145º com o dorso do animal, a cabeça e olhar dirigidos para a frente.


 Temos os planos de delimitação: dorsal, ventral, cranial, caudal, lateral direito e lateral esquerdo.
Temos os planos de secção:
  1. Transversal - paralelo ao plano cranial e ao caudal 
  2. Frontal - paralelo ao plano dorsal e ventral 
  3. Sagital - paralelo aos planos laterais  
Há o plano sagital mediano que divide o corpo do animal exatamente ao meio, em duas porções denominadas antímero direito e antímero esquerdo.
Do corte transversal resulta os metâmeros e do corte longitudinal obtém-se os paquímeros


Termos indicativos de posição e direção:
  • Cranial e caudal - indica estruturas próxima ou voltadas para o plano cranial ou caudal
  • Dorsal, ventral e médio - indica estruturas próximas ou voltadas para o plano dorsal ou ventral, médio indica estruturas entre esses dois planos
  • Lateral, medial, intermédio e mediano - indica a posição da estrutura em relação ao plano sagital mediano Próximo ao plano lateral designa-se lateral, próximo ao plano mediano designa-se medial, exatamente sobre o plano mediano denomina-se mediano e entre um lateral e um medial denomina-se intermédio
  • Proximal e distal - designados para os membros indica proximidade ou distanciamento da raiz ou inserção
  • Palmar e Plantar - refere-se a face caudal da mão e do pé respectivamente
  • Axial e abaxial - são utilizados para animais com 2 ou mais dedos. Há o eixo funcional dos dedos, a face voltada para o eixo é chamada axial e o eixo voltada para a face oposta é o abaxial
  • Rostral - substitui o termo cranial para as estruturas já localizadas na cabeça.
  • Externo e interno
  • Superficil e profundo

12 comentários:

  1. gostei!!! se tiver mais materias mande para meu email.. moraes.nilson01@gmail.com boa noite!!

    ResponderExcluir
  2. Estou no Ensino Médio e penso em cursar medicina veterinaria. Se tiver mais materiais sobre mande para o meu email por favor
    Athirsonalan@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou no Ensino Médio e penso em cursar medicina veterinaria. Se tiver mais materiais sobre, mande para o meu email por favor
    reboucasgiu@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Digite seu comentário...estou no ensino médio técnico . fazendo pecuária se tiver mais informação peço que me envie no meu email. juditemaela96@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. estou no ensino medio e pretendo cursar medicina veterinaria se tiver algo a mais por favor informe no meu email

    ResponderExcluir
  6. Se tiver mais matéria manda no meu email ? Quero cursar veterinária anacarolinarocha378@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Mande para mim mais materiais começando medicina veterinária

    ResponderExcluir
  8. Mande para min preciso vou cursar Med Vet

    ResponderExcluir
  9. Como vou referenciar esse arquivo, se o autor é apenas "Taty"?!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do apresentando e preciso de materias que possoam qualificar mais essas informações e as demais que tratem do estudo dos animais. Pretendo iniciar esse curso esse ano, por isso peço para quem tiver materias tratando do assunto que mandem ao meu e-mail,pfvr: Abigaildedias2001@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Estarei iniciando o curso esse se possível mim mandem mais matérias sobre o assunto no meu e-mail,pfvr laubethalles36@gmail.com

    ResponderExcluir